quarta-feira, 29 de julho de 2015

Madame Bovary

Fiquei namorando por um bom tempo esta linda edição de Madame Bovary lançada pela Martin Claret. Aliás, as edições de livros clássicos da Martin Claret estão cada vez mais lindas. Acabei comprando além do Madame Bovary, uma edição do Jane Eyre, meia dúzia de livros da Jane Austen, Crime e castigo, e alguns pockets de literatura brasileira, que de tão bem feitos possuem até orelha *-*. 

O pior é que ainda ficou um gostinho de quero mais e sobraram para comprar vários exemplares. :/

É claro que a capa é encantadora e o livro super bem produzido, é por isso que não posso resenhar Madame bovary sem falar um pouco que seja sobre este projeto gráfico. 

O livro não deixa a desejar em nada. As páginas são amareladas, bem daquelas que a gente adoraaa e a diagramação torna mais fácil a leitura. A única coisa que me deixou irritada foram as imensas notas de rodapé. 


Madame Bovary
Gustave Flaubert


FICHA TÉCNICA
Editora: Martin Claret

Nº de páginas: 400p.
Classificação: Clássico

Sinopse:

Madame Bovary foi lançado em 1857, e foi objeto de polêmica em seu lançamento, resultando até mesmo em um processo que levou Gustave Flaubert aos tribunais. tudo devido à personalidade nada casta de Madame Bovary.

O livro conta a história de Emma Bovary, uma camponesa sonhadora que é desposada por um médico interiorano. Requintada e bonita, madame Bovary, como é chamada, se entedia com o marido apaixonado e "sem sal", e busca no adultério um divertimento. 

Comentários:

A primeira coisa que se percebe na leitura de Madame Bovary é que a obra nada mais é do que uma brilhante sátira à sociedade da época. Gustave Flaubert se utiliza do realismo para criar personagens cômicas e palpáveis. O que torna tudo bem mais interessante.

Acredito porém, que o mais importante é que o clímax da obra não é uma cena em si, mas sim o fato de podermos analisar todos os momentos em que Emma espera, sonha e tem esperança de que algo tumultuoso e grandioso aconteça em sua vida, e então a realidade vem a tona e frustra suas expectativas. Todos esses jogos, esses sentimentos tornam madame Bovary uma obra psicológica, para quem gosta do sutil, do intrínseco e do oculto. Para quem adora se deliciar analisando personagens.

Eu particularmente gostei muito da obra. Achei bem interessante poder analisar a mente de Madame Bovary e os fatos que a levam a pratica de atos condenáveis perante a sociedade. É uma ótima obra pra quem gosta de clássicos e psicologia, porém, pode ser chato e cansativo para alguns tipos de leitores.

No meu ponto de vista no entanto, Madame Bovary vale muito a pena ser lido, e deixo como recomendação aos amantes de obras clássicas.

Pontuação: 4.8 de 5.0


Quem ai adora analisar personagens, assim como eu?
Alguém já leu Madame Bovary?

Beijoss e nos falamos nos comentários ;)

Facebook - Skoob - Instagram

imagem retirada do facebook da editora Martin Claret.




4 comentários:

  1. Acho que já te falei que a minha experiência com Madame Bovary não foi muito boa, né? Apesar de ter gostado bastante das críticas do Flaubert e da ideia geral da história, a minha leitura não foi muito boa e não fluiu bem, infelizmente. Eu até considero fazer uma releitura do livro, já que agora eu sei o que esperar dele :]

    Beijos,
    http://estilodeaudrey.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu meio que sabia o que esperar. Acho que nesse caso isso é importante pra poder analisar melhor o livro. beijooos Mai

      Excluir
  2. Adultério no fim de 1800 deve ter causado um babado ENOOOOOOOOORME. Nunca li Madame Bovary, não vou mentir. Já ouvir falar, mas a sua resenha fez com que eu me interessasse. Que capa linda é essa?

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simm eu amo essa capa. A Martin Claret tá se superando com os clássicos.

      beijoss

      Excluir