segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A hora da estrela - RESENHA

E ai galera?
Tudo bem?

Eu fiz um vídeo com a resenha de A hora da estrela mas na hora da filmagem eu esqueci de comentar alguns pontos da leitura. Por isso além do vídeo, vou postar uma pequena resenha escrita.






A HORA DA ESTRELA
Clarice Lispector



FICHA TÉCNICA

Editora: Rocco
Nº de páginas: 87 p.
Classificação: Clássico da língua portuguesa


Sinopse:


A história da nordestina Macabéa é contada em A hora da Estrela por Rodrigo S.M. (um escritor), alter-ego de Clarice Lispector. À medida que mostra esta alagoana, órfã criada pela tia, desprovida de qualquer encanto e incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sobre a própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro, como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e a colega Glória e o encontro com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de matéria é feita a vida de um ser humano. (sinopse retirada da descrição do livro na rede social SKOOB)


Comentários:


Eu tenho uma história com este livro. A hora da estrela foi leitura indicada pela minha professora de literatura quando eu estava no ensino médio. Recebíamos uma lista, e cada um de nós (eu e meus colegas), escolhíamos um livro para ler e discutir em uma mesa redonda. 

Uma das minhas amigas leu A Hora da Estrela (ela não é uma leitora, e possivelmente escolheu este livro pelo número pequeno de páginas), e nos passou uma avaliação negativa sobre a obra. Tomei a opinião dela como verdade absoluta, e rejeitei o livro sem levar em consideração que apesar de para ela o livro não ter sido uma boa experiência (novamente, ressalto que ela não gostava de ler) para mim ele poderia ser apaixonante, e assim foi. 

Eu parafraseio a Tati Feltrin, no seu BOOK TALK sobre opiniões negativas " Nenhum livro é unanimidade". Portanto eu posso ter amado determinado livro, e algum leitor do blog pode tê-lo detestado ou vice e versa. 

Por isso deixo aqui registrado que talvez A HORA DA ESTRELA possa ser piegas pra quem não passou por nenhuma crise de identidade, e não se preocupa com a questão "QUEM SOU EU?"

Já que me faço essa pergunta desde que comecei a me indagar questões sobre a vida, esse livro me caiu como uma luva.  

Não vou falar muito sobre a história em si porquê o livro tem 87 páginas, e portanto qualquer cena que eu revele pode acabar tornando-se um spoiler.  Mas quero recomendar FORTEMENTE A hora da estrela para pessoas sensíveis e que estão em busca de tentar se conhecer.

No mais, achei a história da Macabéa muito, mas muito triste. Pra mim viver assim, um dia após o outro, sem sentir, sem sorrir, sem sofrer é a coisa mais triste desse universo. É como não existir. Chorei várias vezes e me apaixonei perdidamente pela pobre coitada da Macabéa. 

Achei a Clarice muito corajosa por escrever está história e aceitar o fardo que é falar sobre a insignificância que algumas pessoas têm em nossa sociedade, algo que talvez não seja atrativo pra nenhum escritor, mas que é um assunto que precisa ser abordado.

A hora da estrela provoca bastante reflexões sobre a vida e nossa existência, e foi bem tocante. 

Este foi o meu primeiro livro da Clarice Lispector e gostei tanto que já encomendei A Bela e a Fera.

Pontuação: 4.8 de 5.0 


2 comentários:

  1. Oi May! :]
    Eu também, frequentemente, me faço algumas dessas questões existenciais. Acho que talvez eu vou gostar desse livro então. Vai pra minha lista de "para ler", ainda que eu tenha um pé atrás com a Clarice, porque no ensino médio li Laços de família e lembro que não gostei muito.

    Beijo,
    Maira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você iria gostar sim deste livro. Não li o Laços de Família, mas depois que eu ler o A bela e a fera falo um pouco sobre ele. Talvez seja só este Laços de Família que não agradou muito né?

      Beijos

      Excluir